quarta-feira, 13 de junho de 2007

FESTA DO PADROEIRO SÃO JOÃO BATISTA


Poxoréu é uma cidade de sólidas raízes nordestinas. Aqui, os pioneiros oriundos da Bahia, Ceará, Pernambuco e, em menor número, dos outros Estados do Nordeste Brasileiro, trouxeram uma cultura muito particular.

Assim, a força das tradições está sempre presente em sua culinária típica, no modo como o povo aprecia as festas e reverencia seus santos. Muita gente ainda cultiva a crença nas benzedeiras e rezadores. Sincreticamente, alguns mantêm a religiosidade herdada dos tempos dos escravos e quilombolas, apesar de se confessarem católicos. A população é de maioria católica e as festas religiosas são sempre muito animadas. De modo especial, a Festa de São João Batista foi, é e continuará sendo um evento de tradicional importância para a sociedade. Ao todo, são dez dias de festa (apesar de se chamar “novena”), quando são realizadas várias atividades sócio-culturais e religiosas: leilão, bailes, shows, procissão, alvoradas...
Nos últimos anos, por interferência do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, a Alvorada Festiva (momento em que um grupo sai da Igreja Matriz, que leva o mesmo nome do santo, e percorre algumas ruas da cidade cantando e soltando fogos) acabou sendo suspensa e três professoras aposentadas foram processadas por prepararem um evento que “perturbava a paz pública”. Hoje parece haver um entendimento de que a Festa de São João Batista pertence ao Patrimônio Imaterial de Poxoréu, por fazer parte da cultura de sua gente.
Os organizadores da Festa, sobretudo aqueles que representam os poxorenses que moram em outras cidades, preparam essa volta das Alvoradas, com seus cantos e rojões, sua alegria e o farto café da manhã ao lado da Igreja.


Viva São João Batista!!!

Nenhum comentário: