quinta-feira, 19 de julho de 2007

TURISMO EM POXORÉU: POTENCIAL E DESAFIOS











Poxoréu é uma das cidades mato-grossenses com grande potencial para o desenvolvimento da atividade voltada ao turismo. Com seus vales e serras, seus rios e montanhas, além das muitas inscrições rupestres e dos locais históricos, a cidade tem atraído muitas pessoas que querem conhecer a sua natureza exótica e exuberante e as muitas opções de lazer que podem ser ofertadas.
Além disso, os esportes de aventura começam a ser realizados aos poucos, com a progressiva identificação de locais onde possam ser desenvolvidos. Um exemplo disso, as Cachoeiras do Lucas, distantes 35 km da sede do município, além de oferecerem uma paisagem belíssima aos olhos do visitante, garantem aos praticantes de rapel ou tirolesa (descidas em cordas) um atrativo à parte. No rio das Mortes, a canoagem pode ser praticada, porque são encontradas corredeiras em todos os níveis de classificação que os esportes aquáticos necessitam. Periodicamente, diversos grupos vão praticar caiaque (pequenos botes individuais) ou rafting (descida das corredeiras em botes infláveis). Muito próximo à sede, o vôo livre pode ser praticado: partido da face sul do morro da mesa, ou do morro do Quidorobo, os pilotos podem sobrevoar a cidade e conferir as belas formas do relevo ao seu redor. Essa é a atividade do futuro, segundo acreditam os que praticam esse esporte e já visitaram Poxoréu.
A cultura de Poxoréu também tem atraído muita gente. Com suas festas, festivais, recital de poesias, festas nos distritos, o município tem um calendário de atividades culturais muito diversificado. Por exemplo, além da tradicional Semana de Poxoréu, em outubro, temos a Festa de São João Batista, do Bom Jesus de Alto Coité, da Capela, da Fogueira, na Cohab Xavante; além disso, a festa do Milho Verde em Paraíso do Leste as festas de Jarudore e Aparecida do Leste completam um cenário de ricas tradições, sobretudo as nordestinas. Na cidade, ainda acontecem a FEAGROPOX, feira agropecuária de Poxoréu, com seu encontro de violeiros, já tradicionais e que atraem um grande público, sem contar a qualidade dos competidores. O show de violeiros fez renascer os sentimentos voltados às origens e, aliado à Cavalgada, compõe um cenário que dá saudade, ao relembrar a história dos antepassados, que colonizaram essa região.
Outra atração de Poxoréu são as águas termais. E a atividade, já há alguns anos atrai turistas. Localizado na região do Buritizal, um pequeno balneário de águas quentes proporciona a todos um divertimento sadio, ainda mais que são reconhecidas as propriedades medicinais dessas águas.
Cartão postal da cidade, o Balneário Lagoa, com seu restaurante, salão de festas e pequena praia artificial convidam a todos para o lazer. Outro ponto forte é o Morro da Mesa, adorado pela população e marco referencial inicial do povoamento do município. É tradição a subida ao monte na sexta-feira santa, onde os peregrinos recordam o caminho e o sofrimento do Cristo antes de ser crucificado e se penitenciam dos pecados. Para uns, o sentido religioso da subida ao morro da mesa é muito forte. Para outros, além de ser uma caminhada saudável, é um momento de reencontrar amigos e ter uma vista privilegiada da cidade de Poxoréu.
Localizado a menos de 30 km de Poxoréu, o “Buraco da Mundica” é um canyon que se estende por dezenas de quilômetros, serpenteando entre as serras da parte alta do município. Para muitos, é um lugar mágico, que não fica devendo nada à paisagem de Chapada dos Guimarães.
Infelizmente, muito ainda há que ser investido para que o turismo possa ser de verdade uma atividade capaz de gerar emprego e garantir renda para seus habitantes. Potencial temos, falta capacidade de investimento e mudança da mentalidade de muitas pessoas, sobretudo dos que elaboram as políticas para o setor e que parece ainda não terem plenamente despertado para essa importante atividade econômica.